quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Calopsitas: Dócil e divertida

Calopsitas: Dócil e divertida.

Uma ave pequena e majestosa. Assim pode ser definida a calopsita. O pássaro encanta pelas suas belas plumas, seu jeito carinhoso e pela facilidade em aprender diversos truques, como falar e assobiar o hino nacional.

Apesar da origem australiana, a calopsita já está bem adaptada ao clima tropical do Brasil, mas alguns cuidados ainda são necessários. “Não deixe as calopsitas em corrente de ar. O ambiente [onde a gaiola irá ficar] deve ser arejado, mas sem correnteza de vento, como na frente de portas, janelas ou corredores. Devem tomar sol sempre que possível, mas sem esquecer a gaiola no sol muito quente ou nas mudanças de temperatura”.

Ambiente doméstico

Companheira e divertida, a calopsita adapta-se muito bem à rotina doméstica. Muitos donos, inclusive, têm o costume de deixar a ave solta pela casa, mas isso só deve ocorrer quando os proprietários estiverem presentes. “A casa é muito perigosa para um animal desse tamanho. Já vi calopsita morrer por cair na privada, no caldeirão de feijoada, por destruir fio elétrico e levar choque e atropelada após voar pela janela do apartamento”.

Segundo a veterinária, alguns cuidados podem ser adotados para proteger a ave de certos tipos de acidente. “Cortar as penas de uma asa ajuda. Ensinar a sempre vir encontrar o dono quando solicitada, oferecendo recompensa, também é bem importante”, diz.

Outro ponto a ser observado é em relação à companhia dos donos. “Não se deve ficar com a calopsita o tempo todo, pois, quando isso não for possível, ela vai sofrer muito”,.


Cuidados

É importante oferecer uma gaiola ampla, pois as calopsitas irão passar bastante tempo dentro dela. Os poleiros devem ser de galhos de árvore não tóxica, para poder bicar, exercitar o bico e as patas.

A limpeza, a troca de água e de alimentos deve ser diária. “Aproveite esse momento para fazer uma inspeção geral no pássaro, observando respiração, olhos, patas, quanto ele comeu, consistência das fezes e se há algo de errado. O socorro em qualquer doença deve ser imediato, pois eles se debilitam muito rápido”, orienta a veterinária.

A alimentação consiste de rações balanceadas para a espécie, mistura de sementes também própria para calopsitas. “Frutas, verduras e legumes podem ser oferecidos diariamente sem agrotóxicos e bem lavados”,

6 comentários:

  1. tem jeito de amansar calopsita brava porque a minha não faz nada nem quer sair da gaiola como amanso ela. Me mande um e-mail (MSN) ta aqui meu msn marcusviniciusmsv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Os puleiros de vem ser de galhos de arvore não tóxica. Mas quais são as arvores tóxicas para calopsitas?

    ResponderExcluir
  3. tem jeito de amansar calopsita brava ela tem 2 meses quado abro a porta da gaiola ele fica muito agitado e agressivo. Me mande um e-mail alessandro.nicolau@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. tenho uma calopsita de dois meses quero saber como ensinar ela falar o mais ràpido possive, me mandem também algumas dicas de como cuidar.

    me manda a resposta por esse site...n.alvadejesus@hotmail.com


    aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  5. Me ajuda minha calopsita tem 8 meses ainda da pra amansar ?
    Juliana.sousa.468@gmail.com

    ResponderExcluir